16 de maio de 2024

Everyday: como incorporar o inglês à rotina dos jovens

Cada vez mais, a vida começa acelerada desde muito cedo. Escola, esporte, cursos e outras atividades movimentam o dia a dia de crianças e adolescentes. Nesse contexto, não existem muitos espaços nem brechas para o aprendizado de uma língua estrangeira. Claro, levando em conta que o aprendizado não se limita à sala de aula.

Sob esse mesmo aspecto multifatorial da educação, disponibilizamos recentemente aqui no blog um artigo sobre A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil.

Com algumas dicas e certa dose de organização, é possível sim incorporar o inglês à rotina sem investir tanto tempo. Por exemplo, navegando nas redes, comunicando-se com outras pessoas que também estudam ou têm interesse na língua inglesa, ouvindo música e até maratonando aquela sua série favorita.

Speak em inglês
Combine com amigos, familiares ou conhecidos que se interessam também pelo inglês. Estabeleçam diálogos inteiros sobre os mais diversos assuntos e nos mais distintos ambientes, como supermercado, padaria, shopping, cafés e livrarias.

Outra dica bacana é conversar com um falante nativo. Se você não conhece ninguém, procure pessoas em salas de bate-papo, fóruns e em grupos nas redes sociais. Esse tipo de experiência costuma enriquecer o vocabulário informal. Vocês podem, inclusive, combinar uma troca: você ajuda a pessoa no aprendizado do português, enquanto a pessoa ajuda você no inglês.

Read em inglês
Poucas coisas ajudam mais no entendimento de uma língua e na construção de frases coesas e bem estruturados do que a leitura atenta. Aposte em revistas, livros, jornais, blogs e sites estrangeiros. O que importa mesmo é alinhar a leitura aos seus interesses e nível de entendimento.

Histórias em quadrinhos, normalmente, oferecem linguagem mais simples e acessível. Além disso, possuem menos texto e as imagens ajudam a contextualizar a narrativa, ou seja, fica mais fácil de acompanhar o enredo.

Write em inglês
Exercite a escrita no idioma estrangeiro. Comece devagar, com frases curtas ou até mesmo palavras que façam parte de seu dia a dia. Escreva lista de compras, lista de tarefas, crie um pequeno diário ou tente se aventurar na construção de resenhas curtas, seja de filmes ou livros. Identifique objetos e itens do seu cotidiano, como talheres, eletrodomésticos e objetos de decoração com etiquetas adesivas.

Watch em inglês
Assista a filmes e séries na segunda língua. Veja com legenda e áudio original em inglês. Depois, assista novamente, só que com legenda ou dublagem em português. Essa comparação auxilia na compreensão, inclusive gramatical. Tente alternar entre filmes e séries recentes e mais antigos. Assim, você também aprende mais da cultura e dos costumes de determinados países ao longo do tempo.

Listen em inglês
Ouça músicas e podcasts internacionais. No caso das músicas, acompanhe as letras, cante junto e atente para a pronúncia, que costuma variar de acordo com a região e o país. Já os podcasts proporcionam o contato com a língua nativa de maneira corriqueira e informal.

Numa educação bilíngue, o aluno não aprende um novo idioma. Ele adquire uma nova língua a partir da sua realidade. Tem contato com outra cultura, outros hábitos e outros costumes para ampliar seu entendimento de mundo.

No Topmaster, somos especialistas na formação bilíngue de crianças e jovens adolescentes. Tudo isso num ambiente familiar, criativo, afetuoso e acolhedor. Nossa metodologia, exclusiva na região, integra língua, conteúdo e competências.

As aulas do método Systemic do Topmaster são interdisciplinares, e os tópicos são abordados por meio de recursos visuais, jogos, brincadeiras e atividades lúdicas. Se gostou deste conteúdo, acompanhe nosso blog para outras novidades e artigos, além de compartilhar com seus amigos e conhecidos. Siga o Topmaster nas redes sociais — estamos no Facebook e Instagram. Converse com nossa equipe pelo WhatsApp.