Quando pensamos em educação formal, logo vem à mente a sala de aula, com suas mesas, cadeiras, o quadro negro e um professor ou professora para interagir com os estudantes.
Mas ao contrário do que algumas pessoas ainda imaginam, o aprendizado não acontece apenas entre essas quatro paredes. Podemos aprender, por exemplo, durante uma viagem ou mesmo na conversa informal com os amigos. Aprendemos até sem ter consciência disso.
Aqui no blog, já conversamos sobre como incorporar o inglês à rotina dos jovens e a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil. Desta vez, abordamos novos aspectos e benefícios das atividades extracurriculares durante o aprendizado de crianças e adolescentes.
Muito além da sala de aula
Atividades extracurriculares em inglês são importantes porque oferecem um contexto prático para aprender e praticar o idioma, além de impulsionar o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Elas contribuem para um aprendizado mais natural e envolvente, fomentando a confiança e a motivação dos estudantes.
• Contextualização e prática real: atividades como teatro, música, esportes, clubes de livro e intercâmbios permitem que os jovens utilizem o idioma em contextos reais e práticos, reforçando o vocabulário, a fluência e a compreensão auditiva. Diferente da sala de aula, essas situações são menos formais e mais dinâmicas.
Desenvolvimento de habilidades sociais: participar de atividades em grupo, especialmente em um segundo idioma, melhora a capacidade de interação, colaboração e resolução de conflitos. Isso também reduz a ansiedade de falar inglês em público, um dos principais bloqueios no aprendizado.
Estímulo cognitivo: o envolvimento em projetos extracurriculares estimula habilidades como criatividade, pensamento crítico e solução de problemas. Quando isso ocorre em um idioma estrangeiro, o cérebro é desafiado a criar conexões linguísticas mais rápidas e eficientes.
Imersão cultural: clubes de cultura, cinema internacional, projetos de correspondência e intercâmbios virtuais permitem que os estudantes compreendam expressões idiomáticas, gírias e tradições culturais. O mergulho cultural é capaz de abrir novos horizontes e novas perspectivas.
Motivação e engajamento: atividades fora do ambiente tradicional de ensino aumentam o engajamento do aluno com o idioma. A aprendizagem deixa de ser uma obrigação curricular e passa a ser um novo meio de explorar interesses e paixões.
Como vimos, as atividades extracurriculares em inglês são importantes porque promovem um aprendizado mais orgânico e intuitivo da língua, enriquecendo a experiência educacional e o desenvolvimento integral do aluno.
Quando as lições não ficam restritas à sala de aula, estimulamos o interesse pela língua, facilitamos a comunicação e aumentamos o repertório cultural da criança ou do adolescente.
No Topmaster, somos especialistas na formação em inglês para crianças e jovens adolescentes. Tudo isso em um ambiente estimulante, criativo e amigável. Nossa metodologia, exclusiva na região, integra língua, conteúdo e competências.
Se gostou deste conteúdo, acompanhe nosso blog para outras novidades e artigos, além de compartilhar com seus amigos e conhecidos. Siga o Topmaster nas redes sociais — estamos no Facebook e Instagram. Converse com nossa equipe pelo WhatsApp.
Desde 2011 o Topmaster adota um método inovador e inteligente de ensinar inglês à crianças de 3 a 12 anos de idade, o método Systemic. Através da vivência do idioma e de uma metodologia diferente de ensino, o Systemic utiliza matérias escolares como ciências, matemática, artes, história, geografia, educação física e também extra-curriculares como culinária. Com o Systemic seu filho vai vivenciar o idioma. Ele vai aprender inglês como aprendeu o português, de forma natural.
Quer saber mais sobre nossos cursos? Entre em contato conosco através dos nossos telefones ou preenchendo o formulário abaixo.