O cérebro infantil é frequentemente comparado a uma esponja por causa da sua grande capacidade de absorver informações e experiências do ambiente. Essa característica, conhecida como plasticidade neural, permite que as crianças aprendam rapidamente e desenvolvam habilidades importantes desde os primeiros anos de vida.
Incorporar o inglês à rotina dos jovens, a partir de ambientes imersivos e divertidos, é um passo importante para a fluência natural do idioma. No lugar de traduzir, o objetivo aqui é que, aos poucos, a criança ou o adolescente associe objetos, lugares e situações diretamente com a língua inglesa. Para isso, os estudantes precisam de estímulo e orientação.
Neste conteúdo, organizamos algumas dicas práticas de como incentivar o pensamento em inglês, tornando o aprendizado mais leve e orgânico.
Assistir a desenhos animados, filmes e sériesNa hora de dar o play, selecione áudio e legenda em inglês. Enquanto acompanha o desenrolar da história, é possível associar pronúncia e escrita. Isso tem o potencial de aumentar e articular o vocabulário em situações de uso prático.Ouvir músicas em inglêsConhecidas como “nursery rhymes”, esses poemas ou canções para crianças possuem rimas simples e ritmos cativantes. Em português, podem ser traduzidas como “cantigas infantis” ou “rimas da infância”. Elas ajudam a desenvolver habilidades linguísticas, atiçar a memória, além de conectar cultura e tradição.
Colar adesivos ou post-its por aíEscolha alguns objetos e até lugares da casa para identificá-los a partir de post-its ou adesivos. Com o tempo, as crianças ou adolescentes começam a naturalizar o convívio com a língua inglesa no cotidiano.
Implementar atividades interativasBrincadeiras, aplicativos educativos, jogos eletrônicos e desafios de pensamento rápido (como “nomeie cinco objetos da sua mochila em inglês”) são ótimas formas de estimular o raciocínio no idioma.
Criar um ambiente acolhedor e sem julgamentosO medo de errar atrapalha (e muito) o aprendizado. Por isso, criar um ambiente acolhedor, onde a criança se sinta segura para tentar — mesmo com erros — é essencial para que ela se arrisque a pensar (e se expressar) em inglês.
Pensar em inglês desenvolve a fluência real. Quando o aluno consegue formar frases, reagir a estímulos e se expressar sem depender da tradução, ele atinge um estágio de comunicação mais espontâneo e autêntico. Além disso, pensar no idioma fortalece a memória, melhora a pronúncia e reduz bloqueios na hora de falar.No Topmaster, somos especialistas na formação em inglês para crianças e jovens adolescentes. Tudo isso em um ambiente estimulante, criativo e amigável. Nossa metodologia, exclusiva na região, integra língua, conteúdo e competências.Se gostou deste conteúdo, acompanhe nosso blog para outras novidades e artigos, além de compartilhar com seus amigos e conhecidos. Siga o Topmaster nas redes sociais — estamos no Facebook e Instagram. Converse com nossa equipe pelo WhatsApp.
Desde 2011 o Topmaster adota um método inovador e inteligente de ensinar inglês à crianças de 3 a 12 anos de idade, o método Systemic. Através da vivência do idioma e de uma metodologia diferente de ensino, o Systemic utiliza matérias escolares como ciências, matemática, artes, história, geografia, educação física e também extra-curriculares como culinária. Com o Systemic seu filho vai vivenciar o idioma. Ele vai aprender inglês como aprendeu o português, de forma natural.
Quer saber mais sobre nossos cursos? Entre em contato conosco através dos nossos telefones ou preenchendo o formulário abaixo.